linkedinduvida-pais-1aduvida-pais-2aduvida-pais-3a

3 dúvidas dos filhos sobre o planejamento sucessório

Com o planejamento sucessório, vou ter que sair do negócio? Planejas a sucessão não significa a saída do negócio. É possível organizar como o processo acontecerá, definir os papéis que cada um assumirá no negócio e possibilitar que haja uma aprendizagem gradativa para quem se prepara para dar continuidade no negócio.

Tenho mais de um sucessor, terei que escolher apenas um para assumir o negócio? Caso o negócio comporte não é necessário escolher somente um sucessor. Como se trata de um processo de mudança, em que haverá a transição de uma sociedade de irmãos, é possível que os que tenham interesse se preparem para assumir papéis no negócio. É importante que haja alinhamento, objetivos comuns, combinações e regas claras.

Será que meus sucessores vão manter o negócio sólido? O sucessor, quando preparado, terá condições de assumir papéis importantes na gestão da empresa. A prática e os conhecimentos da atual geração serão sua base para que desempenhe da melhor forma possível as atividades.

Nos atendimentos às famílias do agronegócio pelo Brasil, nossos consultores identificaram algumas das principais dúvidas, que geralmente os Pais questionam sobre o Processo de Sucessão. A consultora em Gestão Familiar, Paula Rohde, apresentou os esclarecimentos sobre o tema.