prancheta-2-copia

Pedimos para dois dos consultores da Safras & Cifras, Charles Daneberg – setor Gerencial -, e Santiago Silveira – da área de Gestão Familiar -, responderem quatro dúvidas frequentes sobre a remuneração na empresa rural familiar.

  • Qual é a importância de estabelecer remunerações na empresa rural familiar? De forma prática e objetiva, a determinação de remunerações auxilia no processo de profissionalização da empresa porque possibilita a definição e separação dos papeis de cada membro dentro da família e do negócio. Já pelo aspecto econômico, proporciona, principalmente, segurança, pois possibilita o planejamento financeiro do grupo.
  • Quais são os tipos de remuneração?
    Basicamente utiliza-se três tipos:
    – Remuneração fixa, para membros que trabalham no negócio;
    – Remuneração variável, bonificação baseada no desempenho dos membros que trabalham no negócio;
    – Distribuição de resultados, para todos os sócios proprietários.
  • Como são estabelecidas as remunerações?
    Um dos pontos fundamentais para essa definição é ter parâmetros de mercado para que a remuneração esteja de acordo com a função de cada membro. Além disso, é necessário que as regras estabelecidas sejam saudáveis para o negócio e não o coloquem em risco sob nenhum aspecto .
  • Quais são os benefícios de definir remunerações para os membros da empresa rural familiar?
    Um dos benefícios que merece mais destaque – tendo em vista que se busca a continuidade e longevidade da família e do negócio – é a redução de conflitos que poderiam acontecer a qualquer momento entre os membros da empresa. A definição prévia de todas as remunerações e a separação do caixa da empresa do caixa familiar, assegura a saúde financeira do negócio e reduz a possibilidade de que ocorra uma séria de divergências que esse assunto costuma gerar em todas as famílias. Por outro lado, focando nos indivíduos, a estruturação das remunerações também possibilita que os membros possam conhecer e planejar a sua vida financeira pessoal com antecedência e segurança.

Diante disso, os consultores reforçam a importância de ter o acompanhamento de especialistas como agentes facilitadores de todo o processo de profissionalização e sucessão da empresa rural familiar.

Ainda tem dúvidas ou gostaria de sugerir algum tema para ser esclarecido por nossos consultores? Entre em contato pelo e-mail: comunicacao@safrasecifras.com.br