A Safras & Cifras surgiu do gosto e aptidão pela administração rural de Cilotér Borges Iribarrem. Engenheiro agrônomo e especialista em economia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Cilotér foi aprimorar seus conhecimentos cursando outra Pós-Graduação, dessa vez em Administração Rural, na Universidade de São Paulo (USP).

Nesse período, em 1987, o setor agrícola passava por dificuldades e Cilotér resolveu unir o gosto pela contabilidade, os conhecimentos acadêmicos e a experiência como professor e iniciar um trabalho de consultoria no agronegócio. A certeza de que estava no caminho certo veio logo depois dos primeiros trabalhos como consultor de duas propriedades na região Sul do país, no município de Pedro Osório/RS.

Com a carência do mercado e o sucesso dos trabalhos realizados, Cilotér finalmente fundou, ao lado da esposa, uma empresa de assessoria e consultoria agropecuária, na época chamada de ACA. A empresa começou em casa e logo em seguida, em 1990, se instalou em uma sala no Shopping Lobão, situado em uma das principais avenidas de Pelotas/RS. A ACA contava com uma equipe fixa de três pessoas, além de dois estagiários e três parceiros.

Em 1992, a empresa mudou de nome e, finalmente, nasceu a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Agropecuária. Através de parcerias, novos serviços foram disponibilizados, como consultoria fiscal e fundiária, consultoria em custos de produção, avaliação de imóveis e imposto de renda. Palestras e treinamentos também foram acrescentados ao portfólio da empresa.

Buscando excelência nos serviços prestados, foi implantada então, em 1995, a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Contábil. Nessa época, Cilotér e Rosa já contavam com outros dois sócios: Ênio Borges de Paiva, que prestava serviços na área de contabilidade desde quando a empresa se chamava ACA, e José Ney Vinhas, que depois de ser aluno e estagiário de Cilotér, se integrou a sociedade.

Com a criação de novos serviços, a ampliação do espaço físico da empresa, que nesse período já ocupava duas salas do mesmo prédio, foi inevitável.  Em 2000, diante do desafio de diversificar e ampliar as áreas de trabalho, foi criada uma nova vertente, a Safras & Cifras Assessoria e Consultoria Imobiliária. Com isso, a empresa mudou-se para uma sede própria, localizada na rua Santos Dumont. A equipe já contava com sete pessoas e mais um sócio: Gustavo de Lima Lemos, também aluno de Cilotér durante a graduação em engenharia agronômica e, desde 1992, colaborador da empresa, tendo começado como estagiário.

Em 2008, a Safras & Cifras fortaleceu suas atividades fora do Rio Grande do Sul, expandindo os atendimentos pelo país. Regiões que antes só recebiam palestras e treinamentos, passaram a ser atendidas e acompanhadas pelos consultores da empresa, que já contava com uma filial em Castro/PR. Essa nova fase possibilitou um novo incremento na equipe, que dobrou de tamanho.

Estabelecido na empresa desde que os primeiros estagiários viraram diretores, o processo de sucessão teve continuidade. Em 2012, a diretoria recebeu mais um membro: Sandro Al Alam Elias, que fazia parte do quadro de funcionários há quatro anos. No ano seguinte, o grupo Safras & Cifras, já consolidado no cenário do agronegócio, ganhou outros sócios: Lizandra Blaas, Mauro Pureza, Miriam Bosenbecker e Murilo Damé Paschoal, funcionários até aquele momento, sendo que três desses começaram como estagiários.

Novas parcerias foram estabelecidas, o que permitiu que o trabalho desenvolvido se tornasse ainda mais eficiente. Buscando uma definição mais clara na estruturação societária, foi criada a Safras & Cifras Gestão Organizacional e Familiar Rural e mais um sócio foi integrado ao quadro: Franco Cammarota. Dessa forma, tanto o Grupo Safras & Cifras, composto por quatro empresas, como o atual comitê de sócios, formado por onze pessoas, ficaram definidos. 

O ano de 2015 também foi marcado por outras novidades. Buscando fortalecer o atendimento aos clientes da Fronteira Oeste e Missões foi inaugurada uma filial em Uruguaiana/RS. Já a de Porto Alegre/RS foi criada, no mesmo ano, com o objetivo de centralizar os psicólogos que compõem a equipe. Com a expansão da área de atendimento, o grupo de trabalho recebeu novos profissionais, somando na época 70 pessoas. Dessa forma, o prédio que, até então, abrigava a empresa se tornou pequeno.

Com isso, o que era um sonho antigo da diretoria tornou-se uma necessidade e o plano de construir uma nova sede foi colocado em prática. O terreno, adquirido há um certo tempo, foi recebendo aos poucos a nova estrutura física da Safras & Cifras. Idealizado com muito cuidado, o projeto buscou aliar sustentabilidade e praticidade, oferecendo à equipe de colaboradores um ambiente de trabalho confortável e funcional. Pioneira em diversos aspectos, a obra chamou a atenção dos pelotenses, principalmente dos alunos e professores de cursos como arquitetura e afins, pela modernidade e inovação.  

Além de um auditório multiuso, com capacidade para 150 pessoas, cantina e seis salas de reuniões, o prédio foi projetado para comportar nos três andares os mais de 100 colaboradores da Safras & Cifras. Mas, além da preocupação ambiental e arquitetônica da obra, a nova sede transmite uma das maiores conquistas da empresa desde sua fundação: a credibilidade.

Diretrizes estratégicas

Missão

Planejar, assessorar e executar ações relacionadas a agropecuária, semeando ideias, analisando informações, prestando serviços de assistência e suporte ao setor.

Visão

Ser referência no mercado de consultoria no agronegócio para empresas rurais familiares

Valores

Agilidade; Confiabilidade; Dedicação; Eficiência; Experiência; Transparência; Seriedade.

Onde atuamos

Nossos consultores atendem permanentemente nos seguintes Estados: