Em março de 1990, nasceu no Sul do Brasil, na cidade de Pelotas/RS, uma empresa especializada em assessoria e consultoria agropecuária, com a proposta de entregar soluções em governança para empresas rurais familiares, levando em consideração a relação família, patrimônio e negócio.

Fundada pelo engenheiro agrônomo, Cilotér Borges Iribarrem e pela arquiteta, Rosa Maria do Amaral Iribarrem, a Safras & Cifras oferece às empresas rurais familiares, além da credibilidade conquistada em quase três décadas de existência, a experiência de uma equipe multidisciplinar formada por mais de cem profissionais especializados. Através de administradores, agrônomos, advogados, contadores e psicólogos, o produtor rural pode obter o suporte necessário para alcançar resultados que garantam a harmonia da família e a perenidade do negócio.

O êxito obtido já desde o início da empresa permitiu que, ao longo do tempo, o campo de atuação fosse ampliado e, atualmente, a Safras & Cifras atende permanentemente em mais de dez Estados brasileiros. Através de palestras, cursos e reuniões de implantação e acompanhamento do trabalho, os consultores viajam pelo país assessorando produtores rurais do Distrito Federal e dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Piaui, Tocantins e outros.

Tendo por base a utilização de ferramentas desenvolvidas em quase 30 anos, os consultores Safras & Cifras primam pela eficiência no atendimento e, para isso, os desafios do negócio são identificados presencialmente. Por compreenderem que cada empresa tem suas próprias particularidades e que nenhum caso é igual ao outro, os consultores realizam um diagnóstico específico para cada situação e, somente após isso, as melhores soluções em gestão são apresentadas.

O espírito empreendedor e corajoso que fundou e fez com que a empresa se tornasse referência nos serviços prestados é constantemente multiplicado. A aposta em jovens profissionais se tornou uma constante e, através de treinamentos, especializações e troca de experiências, tem propiciado que os colaboradores se mantenham atualizados e em condições de assumir diferentes funções dentro da empresa, até mesmo no comitê de sócios, como ocorreu com seis dos 11 componentes da diretoria.

As oportunidades geradas embasam e qualificam a Safras & Cifras como especialista em sucessão familiar, já que o trabalho desenvolvido nas empresas rurais familiares foi implantado, primeiramente, em sua própria administração, através de uma estruturação societária. A diferença é que ao contrário dos clientes que atende, a empresa não é familiar.